30-01-2025
O CNECV, no âmbito do desenvolvimento da Plataforma Lusófona de Bioética, constituída em 2022, inaugurou o site associado ao projeto a 29 de janeiro de 2025, organizando uma sessão pública online. Nesta iniciativa, recuperou-se a origem da plataforma e procedeu-se a uma visita guiada ao novo site.
O evento divulgou também os resultados de um inquérito sobre temas de interesse comum nos países lusófonos, que constituirá a base de iniciativas conjuntas futuras.
A inauguração do site contou com um painel de especialistas que fizeram propostas sobre problemas bioéticos concretos que podem ser trabalhados em conjunto. Durante a sessão online intervieram:
- Angola: Ítalo Seronda Máquina
Instituto Nacional de Investigação em Saúde - INIS - Brasil: Elda Bussinguer
Sociedade Brasileira de Bioética - SBB - Cabo Verde: José António Reis
Comité Nacional de Ética para Pesquisa em Saúde - CNEPS - Guiné-Bissau: Mouhammed Djicó
Comité Nacional de Ética para Pesquisa em Saúde - CNEPS - Moçambique: Esperança Sevene
Comité Nacional de Bioética para a Saúde - CNBS - São Tomé e Príncipe: Eula Maquengo
Comissão de Ética na Saúde para a Investigação Científica-CESIC
Na sessão online foi realizada uma votação em direto sobre os temas que os participantes consideram mais importantes para a dinamização de Webinares ou pareceres conjuntos, sendo que entre os mais votados estiveram a partilha de dados na era digital, a inteligência artificial, os cuidados em fim de vida ou ética na investigação científica.

O lançamento do site tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os países de língua portuguesa no campo da bioética, promovendo a partilha de conhecimento e de experiências.
