21 de novembro de 2024
O webinar da Plataforma Lusófona de Bioética, a 21 de novembro, explora as implicações éticas das neurotecnologias, discutindo o impacto no diagnóstico de doenças e na influência sobre a consciência humana.
O terceiro webinar temático no âmbito das atividades da Plataforma Lusófona de Bioética terá por tema: "O Cérebro Modificado Implicações Éticas das Neurotecnologias – O olhar da lusofonia". A iniciativa vai decorrer no dia 21 de novembro, pelas 16:50 (em Portugal Continental), com transmissão online em direto. Trata-se de um evento inserido no Seminário Anual do CNECV, em que serão debatidos os segredos que o cérebro humano ainda tem por explorar nesta área em ampla expansão. As neurotecnologias podem auxiliar no diagnóstico de doenças, mas também podem ser usadas para influenciar o pensamento e a consciência humana, abrindo caminho para novas formas de controlo.Â
Reveja o evento no canal do youtube do CNECV:
Neurotecnologias: Perspetivas Presentes e Futuras
Ética: O Olhar das Instituições
Sociedade: O Olhar da Lusofonia
Com a participação das especialistas:Â
Paulo Ivo Garrido

Professor e médico-cirurgião. Em 1977, tornou-se diretor provincial de saúde em Manica e Diretor do Hospital Central da Beira. Foi o primeiro reitor do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, entre 1996 a 2000. Foi Ministro da Saúde de Moçambique de 2005 a 2010.
António JácomoÂ

Doutorado em Filosofia e Letras, Universidade PontifÃcia de Salamanca. Tem pós-graduação em Neurociências, pela Universidade do Minho, e pós-doutoramento pelas Universidades de Oxford e de Lisboa. É professor auxiliar de Bioética no Instituto de Ciências da Saúde da CESPU.
O CNECV dinamizou em julho, a convite da UNESCO e no âmbito da Plataforma Lusófona de Bioética, a auscultação a peritos dos PaÃses Africanos de LÃngua Portuguesa sobre a Recomendação Ética da Neurotecnologia, documento a publicar em 2025.
