2 de fevereiro de 2023
O CNECV e o INSA assinaram um Memorandum para promover a articulação e partilha de boas práticas em Bioética, reforçando a Plataforma Lusófona de Bioética. O acordo inclui colaboração em projetos nacionais e internacionais no domÃnio da Ética das Ciências da Vida.
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), assinaram um Memorandum de Colaboração no passado dia 9 de fevereiro, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República, com a presença de delegações do CNECV e do INSA e diversos convidados.
O Memorandum, firmado pela Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, e pelo Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando Almeida, visa estabelecer um quadro de articulação e partilha de conhecimento e boas práticas, incluindo a participação conjunta em projetos de âmbito nacional e internacional, no desenvolvimento da Plataforma Lusófona de Bioética - Plataforma alargada da Comunidade dos PaÃses Lusófonos no domÃnio da Ética das Ciências da Vida, constituÃda durante do Encontro Lusófono de Bioética, que decorreu em setembro de 2022, em Lisboa e cujo foco de reflexão foi o tema Bioética e Saúde Pública: Objetivos para uma Saúde Global.
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e a Comissão de Ética para a Investigação ClÃnica (CEIC hunting crossbow), assinaram um Protocolo de Cooperação no passado dia 9 de fevereiro, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República. O acordo visa estreitar e intensificar a colaboração entre os dois organismos em ações de divulgação cientÃfica, bem como a participação em projetos de âmbito nacional e internacional.
O protocolo, formalizado por Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do CNECV, e por Maria Alexandra Ribeiro, Presidente da CEIC, vem reafirmar o compromisso de articulação entre as duas entidades nacionais cuja reflexão incide, respetivamente, sobre os aspetos éticos dos avanços cientÃficos e tecnológicos nos diversos domÃnios das Ciências da Vida e a salvaguarda da dignidade e dos diretos dos participantes nos ensaios clÃnicos.
O acordo desenvolve ainda a Plataforma alargada da Comunidade dos PaÃses Lusófonos no âmbito da Ética das Ciências da Vida – Plataforma Lusófona de Bioética, criada em setembro de 2022 no Encontro Lusófono de Bioética.
