20 de janeiro de 2025
A Plataforma Lusófona de Bioética vai apresentar os resultados de um inquérito sobre temas de interesse comum nos paÃses lusófonos que constituirá a base de iniciativas conjuntas futuras. A sessão online terá inÃcio à s 17h (horário de Greenwich) e marcará o lançamento do site oficial da plataforma.
Os dados do inquérito revelam que as principais preocupações no espaço lusófono se distribuem da seguinte forma: 20% das respostas apontam para questões de Saúde Pública, 20% para a abordagem "Uma Só Saúde" e 20% para genómica e biobancos. Outros temas relevantes incluem saúde reprodutiva (6%), inteligência artificial aplicada à pesquisa em saúde (6%), morte medicamente assistida (7%), doenças infeciosas como HIV e tuberculose (7%), utilização de menores em estudos de saúde sexual e reprodutiva (7%) e desafios da ética profissional no pós-pandemia (7%).
Os temas propostos no âmbito do inquérito para pareceres conjuntos refletem desafios contemporâneos como a partilha de dados na era digital, ensaios clÃnicos e regulamentação, a doação e transplantação, a bioética e direitos humanos, a prática médica e a investigação biomédica, os cuidados de fim de vida, a genética e a inteligência artificial, entre outros.

A iniciativa reforça o compromisso da Plataforma Lusófona de Bioética de fortalecer a cooperação entre os paÃses de lÃngua portuguesa no campo da bioética, promovendo a partilha de conhecimento e de experiências.
